Salmo 91 |
Um estudo sobre o Salmo 91: A
misericórdia de Deus.
Jonas Dias de Souza[1]
“Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em
Paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” (1 Samuel 1:17)
Em
muitos lares brasileiros existe uma Bíblia. Na estante, aberta, algumas no
Salmo 91. Talvez uma grande maioria delas, com as folhas amareladas,
empoeiradas pelo tempo e pela constância da estática que impera sobre este
objeto de decoração. Algumas com ricas encadernações em couro e folhas que
simulam ouro. Mas o verdadeiro tesouro não está na beleza exterior deste
objeto. O tesouro está em suas palavras
que se internalizadas e colocadas aos pés do altar de Deus, sob as formas de
orações e súplicas podem abrir portas do bem e fechas as portas do mal.
Eis
aí o objetivo deste estudo. Compreender com a ajuda imprescindível do Espírito
Santo, o que nos diz as palavras do Salmo 91.
O
tema do Salmo 91, é a proteção de Deus em meio aos perigos e tempestades da
vida. Importante saber que Deus não promete um mundo livre de perigos, mas
promete (e cumpre sua palavra) de ajudar-nos em meio aos perigos e tormentas,
sempre que enfrentarmos dificuldades.
Lendo
ESBOÇOS BÍBLICOS DE SPURGEON, aprendemos que não há Salmo mais alegre do que
este. Possui um tom de nobreza que se sustenta do início ao fim. Chega a ser um
medicamento celestial contra praga e
pestes. Nos séculos em que o cólera dizimava a população, aqueles que viviam no
espírito deste salmo eram destemidos.
1) O
ESTADO DOS PIEDOSOS.
“Aquele que habita no
esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará.”
Quando
colocamos a nossa Fé em Deus, Ele se torna uma proteção (égide), um amparo, um
refúgio quando sentimos medo. Assim como o salmista colocou a sua confiança em
Deus, devemos também escudar a nossa Fé em sua promessa de vida. A forma de
fazermos isto, é vivendo Nele e permanecer Nele. Colocar a nossa devoção diária
a serviço do reino de Deus.
O
esconderijo de Deus é aquele lugar
íntimo de oração e comunhão. A palavra altíssimo
, é um título para Deus. Observamos seu uso por mais de trinta vezes no
Antigo Testamento. O uso mais antigo que temos na Bíblia deste termo, é
encontrado em Gênesis 14:18-20. O sacerdote sem genealogia Melquizedeque era do
altíssimo (El Elyon). Abraão coloca em igualdade o Deus
altíssimo com o Senhor seu Deus e criador.
No
livro de Números temos uma comparação
do termo altíssimo com Deus e Shadday. Só é possível descansar
debaixo da sombra do onipotente, se estivermos escondidos no altíssimo. Este título revela a superioridade de Deus e
sua supremacia sobre os deuses das nações idólatras e pagãs. Mostra também a
onipotência de Deus. Ou seja, em outras palavras não há lugar em que a graça de
Deus não nos alcance. Por mais profundo que seja o abismo de nossos problemas,
podemos ser transportados para o esconderijo do altíssimo de forma instantânea
pela oração.
O
Santo dos Santos é a habitação de Deus (sanctum
sanctorum). Existem pessoas que habitam nas trevas. Outras na cidade
favorecida. Alguns há que habitam no átrio exterior, mas existem aqueles que
guardados pelo sangue do Cordeiro ganham o direito de habitar no “lugar
secreto” de comunhão e aceitação de Deus. Ele é hóspede, protegido, consolado
em toda eternidade.
Descansamos
no Todo-Poderoso. Alegramo-nos no SENHOR. Confiamos nele como o poderoso EL , o poderoso Deus.
Quem
habita no esconderijo do altíssimo? Somente quem aceita aquele que mora no
esconderijo do altíssimo (Jesus) como seu legítimo e suficiente Salvador.
Podemos lembrar de Ana (Mãe de Samuel) que foi ao Templo (refúgio) e ali clamou
para que sua Madre fosse aberta.
“Direi do Senhor: Ele é o
meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, nele confiarei.”
A
proteção que encontramos quando habitamos no esconderijo do altíssimo é que nos
faz ter a certeza de afirmamos que Ele é o nosso refúgio e a nossa Fortaleza. É
nele que depositamos a nossa confiança.
Eis
aí o porquê do mundo não entender quando mesmo nas dificuldades os crentes
afirmarem que vai tudo bem. Em meio às lutas e procelas que a vida impõe ao
crente, ele sorri e afirma que vai tudo bem. Isto vem da certeza de que Deus é
de fato refúgio e Fortaleza.
Confiarei está no Futuro do Presente. Este verbo indica
a certeza de que algo acontecerá no futuro. Neste Salmo, a certeza de que Deus
continuará sendo o nosso Refúgio e Fortaleza. Lembre-se das “cidades de refúgio”[2] que existem na Bíblia.
O
simbolismo da força da águia ao proteger seus filhotes, é aplicável a situações
que precisamos da proteção de Deus. Devemos lembrar, que o inimigo brama como
leão, mas não é um leão. Por sua
vez, Jesus é o Leão, da tribo de Judá. O inimigo tenta imitar, e pode conseguir
nos convencer com suas imitações. Mas nem por isto vamos subestimá-los.
2) A
SUA SEGURANÇA
“Porque Ele te livrará do
laço do passarinheiro e da peste perniciosa.”
O
laço[3] do passarinheiro é na
prática uma armadilha usada para pegar pássaros. Uma arapuca ou um chamariz. Há vários modelos: Um que prende o pássaro e
outro que o laça pelo pescoço. Simbolicamente são as tentações que assolam a
vida humana com vistas a prendê-las longe da proteção divina. Quando nos
refugiamos no altíssimo o laço não nos alcança porque não andamos desatentos
para as ciladas da vida. Pecados fugazes e prazeres passageiros que vão nos
prendendo e impedem-nos de alcançarmos uma vida de qualidade em Cristo. Como
por exemplo, aquele trabalhador que gasta o alimento da família nos bares ou
nas drogas. A bebida, as drogas, a prostituição, as baladas, são laços de
passarinheiro. O crente que está protegido no altíssimo está livre destas
armadilhas. Mas, para isto tem que estar de fato abrigado.
Este
abrigo se dá pela freqüência na igreja, aos cultos de ensino e doutrina. Pelo
aprendizado na Escola Bíblica Dominical. Pelo aprendizado conquistado por uma
vida de Oração e Palavra que são os dois pilares de sustentação da vida
espiritual.
Podemos
estar em Guerra espiritual, mas, temos, proteção invisível de perigos
invisíveis. O crente que estuda a Palavra de Deus tem sabedoria para fazer
frente às espertezas da vida mundana. Possui perspicácia para enfrentar e
guerrear contra as ciladas e crueldades do mundo.
Devemos
observar os pronomes que são empregados por aquele que está no refúgio do
altíssimo: Eu, Direi, Meu, Minha. Isto indica posse da benção. Mas não a benção
da falsa teologia da prosperidade. Uma benção que não pode ser contabilizada.
A
peste significa tanto uma epidemia, quanto aquilo que corrompe física e
moralmente. A corrupção moral acontece primeiro e em seguida vem a corrupção
física como conseqüência. Por exemplo, o
vício das drogas, corrompe moralmente, levando a praticar os ilícitos e depois
leva o indivíduo para a sepultura. A morte espiritual precede a morte física.
Mas a primeira é eterna. A solução é habitar no esconderijo do altíssimo, mas
para isto, devemos aceitar a Cristo como legítimo e suficiente salvador. A
peste é perniciosa. Temos uma série de sinônimos para pernicioso a saber : “daninho, danoso, deletério, infeccioso,
inoficioso, lesivo, maléfico, maligno, mau, nocente, nocivo, nóxio, ofensivo,
pernicioso, prejudicante, prejudicial, ruinoso; letal e insalubre”
O crente em Cristo tem qualidade de vida. Ele
acompanha sua família até a igreja. Passa a viver socialmente com qualidade. Os
filhos crescem na sã doutrina e a família reunida louva a Deus.
“Ele te cobrirá com suas
penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e
broquel.”
Cristo
desejou cobrir Jerusalém com suas penas, para protegê-la, assim como a galinha
faz com seus pintinhos, mas esta se recusou. (ver Mateus 23:37). O salmista,
por outro lado, tem a certeza de que será coberto com as penas. O simbolismo
das pequenas, nos remete para a proteção enquanto não podemos nos aquecer
sozinhos. Esta condição de dependência do Cristo Ressurreto deve permanecer por
toda a nossa vida.
A verdade é escudo. A verdade é
broquel (proteção, defesa). O broquel era um pequeno escudo circular, com uma
guarnição de ferro e uma broca central que servia também ao ataque. Debaixo das
asas de Deus estamos seguros. Ele envia mensageiros para nos defender quando
nos colocamos sob a sua égide.
Mas
a grande chave é a verdade. Podemos discutir ciências e filosofias, mas o fato
de Cristo é a fonte de vida é inegável, até mesmo do ponto de vista
científico.
“Não temerás espanto
noturno, nem seta que voe de dia,”
No
cristianismo a noite possui um simbolismo de luta e dificuldades. Durante a
noite as situações são mais desesperadoras. Imagine por exemplo, a necessidade
de um médico à noite. Devemos lembrar-nos das virgens prudentes que colocaram
azeite em suas lâmpadas. Mas, com Cristo e escudado em sua Palavra, aliado a
uma vida de oração e busca pela santificação, não temeremos espanto noturno, e
nem seta que voe de dia.
Durante
a noite é que acontece a maioria da violência. As prostituições noturnas são
maiores. A noite é o simbolismo das trevas. Estudiosos, afirmam que há uma
classe de demônios que age na noite. Na noite ocorrem os suicídios, as
insônias, a solidão dói mais.
O
remédio para esta situação é a Luz de Cristo. A proteção de suas penas. Mas
devemos temer a noite eterna, que haverá senão aceitarmos a Cristo como nosso
legítimo e suficiente salvador. Esta é uma necessidade para o ser humano. O
homem natural anda tateando nas trevas, porque existem coisas invisíveis que só
o homem espiritual pode discernir.
Convém
lembrar-se da primeira páscoa em Êxodo 12. O sangue nos umbrais da porta livrou
os que estavam sob a proteção do altíssimo da morte.
As
setas que voam de dia são os grandes perigos da vida atual. São tempos
trabalhos estes últimos, que vivenciamos uma violência gratuita. Como servos de
Deus devemos estar alerta: Orar pelas autoridades, orar pelos policiais, pelos
governantes. E saber que estamos debaixo do escudo de Deus.
“nem peste que ande na
escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia.”
Há
uma gradação no perigo. Vejo o espanto noturno como aquelas doenças
psicossomáticas, e a peste noturna como o perigo que ronda a humanidade. O
crente em Cristo não está sujeito aos espíritos obsessores, mas existem, os
opressores que pode tentar nos atacar. Recorrendo ao sangue de Cristo, estamos
livres deste perigo.
“Mil cairão ao teu lado, e
dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.”
Temos
aqui a descrição de uma guerra acirrada em que os combates acontecem
corpo-a-corpo. Vemos aqueles que sucumbem ao nosso lado, vencidos pelo
alcoolismo, pelo desemprego e pelos vícios. Mas nós não somos atingidos. Mas
para isto devemos estar debaixo da proteção de Deus. Mas não pensem que os
crentes não sofrem as aflições da vida. Embora exista a falsa teologia da
prosperidade, que prega que crente em dificuldade é crente pecador. Isto não é
verdade. Vemos atualmente, a família sendo destruída, mas devemos buscar
preservar a nossa em Cristo. É Cristo que nos faz vencedores.
Somos
combatentes de um General que nunca perdeu uma batalha. Todas as vezes que
Israel perdeu batalhas, foi porque não seguiu as orientações de Deus. Toda vez
que perdeu, foi por causa da desobediência. Vemos então, que, os vencedores
estão abrigados em Cristo. Este salmo é endereçado para aqueles que têm Fé no
senhor. É seguindo as ordens do GENERAL DOS EXÉRCITOS VENCEDORES é que veremos dez mil caindo a nossa direita.
Neste sentido, é primordial que aprendamos o que está escrito em Efésios 6
(sobre a armadura do Cristão). Conhecendo as nossas armas e as armas do diabo,
poderemos batalhar com proteção. Crentes entram em guerra constantemente. Se observarmos bem, a linguagem bíblica é
tipicamente militar. Somos soldados de Jesus e devemos lutar sem temor.
Temos hinos da Harpa Cristã que nos
lembra isto. Quando recebemos o PENDÃO REAL temos o dever/poder de defendê-lo
com coragem.
A primeira coisa que temos que
aprender a defender é a nossa vida dos ataques do inimigo. Isto se aprende com
a sabedoria dada por Deus.
Somente com teus olhos
olharás e verás a recompensa dos ímpios.”
O
crente vê a vitória de seu povo, e vê a derrota dos ímpios.
3) SUA
HABITAÇÃO.
“Porque tu, ó SENHOR, és o
meu refúgio! O altíssimo é a tua habitação.”
“Nenhum mal te sucederá, nem
praga alguma chegará à tua tenda.”
A
tenda representa um abrigo passageiro. Assim como este mundo é para nós uma
morada transitória, porque esperamos a vitória, que é a morada no céu. “Nossa esperança é a sua vinda”. A vinda
do rei Jesus. Ele nos levará para sua habitação, porque para lá foi nos
preparar lugar.
4) SEUS
SERVOS
“Porque aos anjos dará ordem
a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos.”
Com
este versículo Satanás tentou a Jesus no deserto. E Jesus respondeu que não
devemos tentar a Deus. Isto significa que não devemos procurar o perigo por
nossos próprios pés. É preciso prudência para que não venhamos a tropeçar em
percalços que nós mesmos colocamos em nossos caminhos. Mas se estamos abrigados
no altíssimo e em comunhão, e em obediência a Deus, Ele envia teus anjos para
nos proteger. Mas do contrário, estamos entregues à nossa própria sorte. O amor
de Deus é demonstrado, nas determinações que Ele dá aos seus subordinados para
nos defender.
Eles te sustentarão nas suas
mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
Anjos
são ministradores de bênçãos para o povo de Deus. E para não tropeçarmos eles
nos sustentam. Não devem ser adorados, pois a adoração é somente e somente só
para Deus.
“Pisarás o leão e a áspide;
calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.”
O
crente pode em nome de Jesus Cristo vencer as forças que lhe oprimem. Não
significa com isto que iremos de encontro ao perigo sem estarmos preparados.
Mas como crentes, por meios da oração e da palavra, e da habitação no altíssimo
temos o poder para em nome de Jesus, sermos o sal e a luz. E se isto implicar
em um combate corpo-a-corpo com os emissários do malo, não podemos nos furtar a
isto.
A
vitória do homem de Fé é calcada e espelhada na vitória de Deus. Ao encararmos
as ameaças da vida, estamos entrando no triunfo de Deus. O início é a aceitação
do sacrifício que Jesus fez na Cruz. É na Crus que devemos nos Gloriar.
5) OS
EFEITOS DA AMIZADE COM DEUS.
“Pois que tão
encarecidamente me amou, também eu o
livrarei; pô-lo ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.”
Amor.
Livramento. Alto retiro. Porque conhecemos o nome de Deus.
“Ele me invocará, e eu lhe
responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo ei e o glorificarei.”
Temos
aqui uma resposta para as orações. Os crentes invocam o nome de Jesus, e Ele
responde. Jesus está conosco nos momentos em que mais precisamos que são os
momentos angustiosos. Resposta para a oração, Consolo nos momentos
problemáticos, Livramento. E depois de tudo isto um prêmio pela Salvação.
“Dar-lhe-ei abundância de
dias e lhe mostrarei a minha salvação.”
Os
privilégios deste Salmo estão endereçados ao Povo que acredita em Jesus Cristo
e aceita ser protegido por Ele. Somos os destinatários destas promessas. A
salvação que veremos é a Salvação de Deus, a única e verdadeira. Isto vai além
de nossos pensamentos.
Para
ilustrar transcrevo a letra do Hino 396 do hinário das Assembleias de Deus, a
Harpa Cristã. Este hino é da autoria de Ernesto Wooton.[4]
ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO.
1) Muito
além do nosso entendimento
Alto
que mais todo pensamento
Glorioso
em seu sublime intento,
É o
amor de Deus, sem par
Grande amor! Amor de Deus!
Enche a terra e enche os
céus!
Grande Amor! Amor que
abrange
A todo mundo e atinge a mim
2) Fez
um sacrifício infinito
Dum
valor imenso, inaudito;
Dando-nos
o filho seu bendito;
Calculai
o amor de Deus.
3) Grande,
foi mui grande o meu pecado;
Triste,
perigoso o meu estado;
Mas
o amor que nunca foi sondado
Me
salvou – o amor de Deus!
4) Foi
que perdoou os pecadores
Rogos
atendeu de malfeitores,
Quem
sarou os pobres sofredores
Esse
imenso amor de Deus!
Bibliografia
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. (2003). São Paulo.
Brasil, S. B. (2008).
Bíblia Shedd. São Paulo: Vida Nova.
Bruce, F. (2008). Comentário
Bíblico NVI. São Paulo: Vida.
CPAD. (2008). Harpa
Cristã. Rio de Janeiro: Casa publicadora das Assembleias de Deus.
Spurgeon, c. (1886). Esboços
Bíblicos de Salmos. shedd Publicações.
[1]
Servo de Deus. Congrega na Assembleia de Deus Missões em São João Del-Rei.
Graduado em Filosofia pela UFSJ. Estudante de Teologia da EETAD.
[2] “As cidades de refúgio representavam, em linguagem jurídica hodierna, um
"habeas corpus" a favor do criminoso não culpado, ou cujo crime não
tivesse sido apurado adequadamente. Em caso de homicídio, pela lei, caberia ao
parente mais próximo do falecido a responsabilidade de aplicar a "Lei de
Talião" ao homicida, e isto poderia ser feito a qualquer hora e em
qualquer lugar, exceto na cidade de refúgio, onde o homicida que não matara
intencionalmente poderia aguardar seu julgamento em segurança. (Nm 35:11,12)” Disponível em: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/cidadesderefugio.htm acesso em 23/06/2014
[3] “Lembramos que o laço em
hebraico significa ‘espancador’ e que em nossa versão traduz por
cilada, laços, cadeias ou outras palavras hebraicas geralmente traduzidas como
armadilha”. Disponível em http://prhamilton.blogspot.com.br/2011/03/o-que-e-o-laco-do-passarinheiro.html acesso em 23/06/2014
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