sexta-feira, 17 de julho de 2020

A Autoestima de DAVI – Pregação fortíssima


5
Article Rating

A Autoestima de Davi

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. (1 Samuel 17:38)
Se você fosse enfrentar um gigante, que além de maior, é mais forte, mais experiente, e ainda por cima esta extremamente armado para peleja… Talvez agradecesse a Saul pela armadura.
Confesso que até eu seria tentado a confiar na armadura dizendo: Estou usando a armadura do Rei! Mas não é o caso com Davi. E por quê?
Ora, a confiança de Davi não esta na armadura, nem na funda, mas em Deus. Isto é fato! Porém, Davi tem confiança em si mesmo. Isto é, sua autoestima é alta! Senão vejamos:
Davi era um simples pastor de ovelhas, não de muitas, mas de poucas. (1Sm 17:28). E naquele tempo, essa era uma função desprezada. O que a maioria das pessoas faria nessa situação seria lamentar dizendo: Sou apenas um pastor de ovelhas, e nem são muitas, são poucas.
Mas Davi não lamentava sua posição pequena. E além disso, o próprio Davi era desprezado por sua família. Tanto que em uma visita importante como a do profeta Samuel, ninguém, nem mesmo seu pai, lhe julgou digno de participar, por isso o deixaram no campo.
O que a maioria das pessoas faria nessa situação seria lamentar dizendo: Nem a minha família lembra de mim… Mas Davi não lamentava por ser desprezado, ele sabia o seu valor!
E quando você sabe o seu valor, você o demonstra em tudo que faz! E assim é Davi. Se é pra ser um pastor, mesmo de poucas ovelhas, então serei o melhor.
Veja que Davi não age como um simples pastor de ovelhas. Ele age como sendo mais do que isso; Porque geralmente, os pastores de ovelhas impedem os predadores de se aproximar das ovelhas e só.
E se um urso ou leão pega uma ovelha, o pastor cuida de salvar as outras, ele sabe que não vale a pena arriscar sua vida para salvar uma ovelha que esta na boca do leão e provavelmente já esta morta.
Então por que Davi foi buscar a ovelha morta? Ora, porque Davi não se conforma em ser apenas um pastor de ovelhas qualquer, ele quer ser o melhor possível!
Enquanto a maioria das pessoas iria dizer: Já era, o leão levou, fazer o quê! O Davi não; ele vai atrás da ovelha, não interessa se já esta morta, o que interessa é que o leão tem que saber que ali é território de Davi e não vai levar nem um tufo de lã, quanto mais uma ovelha inteira.
Outro exemplo de que a autoestima de Davi é alta:
Sua função diante de Saul era ser seu escudeiro, encarregado de tocar quando o rei fosse atormentado pelo espírito maligno. (1Sm 16:21-23).
Então por que ele se interessou em lutar com o gigante? Se ele não acreditasse que podia vencer, não iria se candidatar. Qualquer pessoa sensata, só entra em uma briga quando sabe que pode vencer.
Qual a sua luta nesse momento? Você acredita que pode vencer, ou esta com medo de lutar?
Davi sabia que venceria e se ofereceu a enfrentar o gigante. E não o fez para provar algo aos outros, pelo contrário, o fez porque tinha confiança em si mesmo de que poderia vencer, e, além disso, sabia que Deus era com ele e isto o torna invencível.
A maioria das pessoas iria olhar e dizer: Sou só o escudeiro do rei, meu trabalho é tocar harpa! Mas Davi não; ele age como sendo muito mais do que escudeiro e músico, ele age como guerreiro quando o próprio exército recua ele avança!
Você sabe que Deus é com você. Mas se você não tiver essa confiança em si, não será como Davi. Ou você acha que Davi teve medo do leão? Do urso? Do gigante?
Você já ficou tremendo em situações de perigo? Seu coração ficou acelerado e você começou a suar frio diante de um confronto?
Entende isso? Não basta dizer: Deus é comigo. É preciso viver isso!
E Davi vivia isso. Sabia que Deus era com ele. Por isso que Davi era inabalável diante de críticas e afrontas.
  • Seu irmão o criticou. Mas ele não deu ouvidos e nem desaminou de enfrentar o gigante. (1Sm 17:28-30).
  • O próprio Rei disse que ele não tinha chances contra o gigante. Mas isso não o desanimou. (1Sm 17:33).
  • E até o gigante Golias, lhe falou palavras duras, difíceis de ouvir, amaldiçoou, xingou e fez fortes ameaças de morte contra ele. Mas Davi nem piscou! (imagino). E com mais coragem que o gigante, o ameaçou de volta dizendo como mataria o gigante. (1Sm 17:42-47).
Então me diz! Deus é contigo? Você vive isso, ou só diz isso pra si mesmo de vez em quando pra variar…?
Se Deus é contigo, onde esta a tua coragem? Procure, ela deve estar aí em algum lugar.
Davi era tão confiante em Deus, e em si mesmo (coragem), que rejeitou a armadura de Saul. Rejeitou espada, lança, escudo, couraça e foi de cara limpa a lutar com o gigante.
Embora Davi estivesse confiando em Deus, e ainda sem armadura… Ele não é louco! Ele não é desequilibrado. Ele não é fanático.
  • Louco seria enfrentar o gigante estando completamente desarmado.
  • Desequilibrado seria enfrentar o gigante sem nenhum plano.
  • Fanático seria enfrentar o gigante ficando parado pensando que Deus o mataria com um raio do céu ou coisa parecida.
Davi não esta desarmado, ele tem uma funda, isto é, uma atiradeira! Arma de ataque.
Davi é esperto e tem um plano para matar o gigante. Ele contou parte do plano ao gigante dizendo:
“Ferir-te-ei (com a pedra), tirar-te-ei a cabeça (com a sua própria espada),e darei o que sobrar as aves do céu e as bestas-feras da terra… (1Sm 17:46).
Davi não é fanático, ele sabe que do Senhor é a guerra, mas que ele precisa fazer a sua parte na luta.
Por isso escolheu apenas cinco pedras, pois confiava em sua pontaria, sabia o estrago que uma única pedrada poderia fazer, e também sabia que teria poucas chances de atirar, logo não precisava carregar peso pegando um monte de pedras.
Em outras palavras, Davi domina bem a sua ferramenta! Se queremos vitória, precisamos ser peritos na nossa área de atuação. Precisamos conhecer muito bem a ferramenta que temos.
É possível que até aquele momento, Davi não tinha habilidade com espada, nem com lança, nem com escudo… Mas ele tinha habilidade com a funda! E a pergunta é: Qual a sua habilidade?
E Davi também sabia que suas chances eram poucas, por isso ele se apressou, o texto diz: Davi se apressou e correu ao filisteu… E atacou primeiro (1Sm 17:48,49).
A atitude de Davi foi crucial para vitória, ele atacou primeiro! Não ficou esperando pra ver o que o gigante iria fazer, ele se adiantou e saiu na frente.
Eis um pouco do que é preciso para ser como Davi:
  • Confiança prática em Deus.
  • Confiança em si mesmo, de que Deus é contigo.
  • Autoestima elevada, para ser inabalável diante das críticas.
  • Ser o melhor no que você faz, ainda que seja uma função pequena.

E o que é preciso para vencer gigantes?

Saber que você sempre pode crescer.
Davi era escudeiro do rei, entregador de marmitex aos seus irmãos, entregador de queijos ao capitão, menino de recados ao seu pai, (1Sm 17:15-18) mas não se conformou a isto, ele não agia como se fosse apenas isso, nem vivia como se fosse passar a vida toda sendo menino de recados e pastor de ovelhas.
Quantos hoje em dia, vivem como se fosse impossível crescer?
  • Como se fosse impossível parar de depender do bolsa família
  • Vivem como se fosse impossível se formar na faculdade
  • Como se fosse impossível ter um emprego melhor
  • Como se fosse impossível ultrapassar barreiras e vencer desafios…
E na verdade, essas coisas são possíveis até para os ímpios, quanto mais aos servos de Deus!
Conheço até gente, que vive como se fosse impossível conquistar a casa própria, se acomodaram no aluguel e não movem um dedo em busca de algo melhor.
E nem ao menos tentam mudar para um bairro melhor, deixam que seus filhos cresçam em comunidades carentes e perigosas, onde eles tem grandes chances de se envolver com drogas e sofrer coisas terríveis…!
E depois de uma vida triste e problemática, culpam a Deus, dizendo que ele não os vê.
Satanás prendeu pessoas em um comodismo tão infernal, que muitos nem ânimo tem para limpar o próprio local onde vivem, dormem e acordam na sujeira.
E na situação de Davi, qualquer pessoa iria dizer:
Eu não posso vencer este gigante, pois para vencer, eu teria que ser um soldado, um guerreiro. E até eu conseguir passar no vestibular do exército, até aprender as habilidades de combate, até finalmente me formar… O gigante já matou todo mundo!
Deus me mandou te dizer: Pare de lamentar, pare de arrumar desculpas, Deus te chamou para tirar barreiras do caminho e não coloca-las! Te chamou para enfrentar gigantes, e não elogiá-los! Mas derrotá-los ao invés de defendê-los.
Pare de ouvir as críticas e se diminuir com elas, o Senhor te chamou para ouvir a voz de Deus e não a dos homens. Sua fé não deve ser pautada no que pessoas falam, mas sim no que a bíblia diz.
Pare de fugir das lutas e dos problemas, enfrente-os! E saberá toda sua família e amigos que o Senhor Deus é na sua vida.
Vai deixar o gigante matar todo mundo na sua casa e apagar tua história? Que o Santo Espírito de Deus te encha de coragem como Davi, que você se levante agora mesmo para mudar a situação que sua família esta vivendo. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário