Prioridade
do Mestre
“E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamadoPedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque erampescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando maisadiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barcocom seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Estes, deixandoimediatamente o barco e seu pai, seguiram-no” (Mateus 4: 18-22).
INTRODUÇÃO.
- Se Jesus estivesse ainda conosco fisicamente, qual seria a sua prioridade? Ganhar vidas para oreino de Deus!
Imagine: Você está trabalhando normalmente; derrepente chega Jesus e dá essa ordem. Largue tudo e me siga. Que loucura. Eles nem perguntaram para onde iam. Mas estava evidente que erauma ordem do SENHOR.
- Não basta somente seguir a Jesus, tem que se tornar discípulo! Judas também foi um dosescolhidos, mas se perdeu porque nunca se tornou discípulo (Lucas 6: 12-16). Só é discípuloquem obedece a seu mestre! Ordem é ordem e não pedido.
- O chamado de Jesus é incondicional. Ou seguimos a Cristo de acordo com a sua Palavra, oudesistimos dele. "Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer quefores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filhodo Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém,respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos osepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou:Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lucas 9:57-62).
Existem cinco características que Jesus quer ver em todos os seus discípulos, vejamos:
- AMAR A JESUS SOBRE TODAS AS COISAS. “Se alguém vier a mim, e não aborrecer apai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, NÃO PODE SERMEU DISCÍPULO” (Lc 14: 26).
- RENUNCIAR A TUDO QUANTO TEM. “Assim, pois, todo aquele dentre vós que nãorenuncia a tudo quanto possui, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO” (Lucas 14: 33).
Não devemos deixar de viver nossa vida, em nosso trabalho, com nossa família, mas devemosentregar as primícias para Deus. Enquanto buscarmos somente os bens materiais, somos pobrese inúteis.
- OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS. “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Sevós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente SOIS MEUS DISCÍPULOS” (João 8:31).
- AMAR COMO ELE AMOU. “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerãotodos que SOIS MEUS DISCÍPULOS, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13: 34-35).
- MULTIPLICAR A VIDA DE JESUS. “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavraspermanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai,que deis muito fruto; E ASSIM SEREIS MEUS DISCÍPULOS” (João 15: 7-8).
Em João 15: 16 diz: “Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vosdesignei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quantopedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.
Só da fruto aquele que permanece na videira.O discípulo permanece em Jesus, a palavra permanece no discípulo, o discípulo dá fruto e o frutopermanece.
CONCLUSÃO.
Só conseguiremos ser verdadeiros discípulos de Jesus se estivermos nele. Obedecendo a Ele,servindo a Ele, e crescendo com ele.
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário